Não aprovou cookies click em:
DRUG-PREP (Strengthening Preparedness of Drug Information Systems and Drug Policy Capacities to Respond to Emerging Drug Trends and Challenges)

DRUG-PREP (Strengthening Preparedness of Drug Information Systems and Drug Policy Capacities to Respond to Emerging Drug Trends and Challenges)


Sem descrição


A participação portuguesa no projeto DRUG-PREP é assegurada pelo ICAD, que lidera o work package 5: Capacitação dos decisores políticos.  


Financiado pela Comissão Europeia, o projeto europeu DRUG-PREP (Strengthening Preparedness of Drug Information Systems and Drug Policy Capacities to Respond to Emerging Drug Trends and Challenges) tem como objetivo principal contribuir de uma forma inovadora para o reforço da robustez dos sistemas de informação sobre drogas ilícitas, bem como fundamentar a formulação de políticas eficazes, por via da identificação de lacunas e da antecipação de cenários futuros. Reconhece-se que cada vez mais as políticas de drogas precisam se tornar mais robustas e resilientes para enfrentar os desafios futuros, usando metodologias prospetivas facilitadoras da adoção de políticas mais voltadas para o futuro. 

O consórcio é constituído por sete instituições oriundas de seis países (Bélgica, Chéquia, Irlanda, Finlândia, Países Baixos e Portugal), sob coordenação do Trimbos Institute.  

O DRUG-PREP pretende promover o uso de ferramentas práticas para apoiar a definição de políticas, os decisores, investigadores e interventores, e os governos nacionais, a se prepararem melhor para os cenários do futuro.  

Uma das dimensões mais relevantes neste projeto e exercício prospetivo é uma abordagem participativa, para explorar a dinâmica das futuras incertezas e mudanças no campo das drogas e seu impacto nos cenários nacionais, contribuindo para uma melhor preparação para se antecipar aos problemas emergentes. 

https://drug-prep-project.eu/ 


Documentos de apoio ao projeto:

Brochura; Wp3 Horizon scanning Portugal; Toolkit for preparing and responding to emerging drug trends in Europe; National Dialogues Report. Deliverable 5.1;  Developing strategic foresight for drug policy: trends, scenarios, and implications ; How drug information systems contribute to enhance preparedness