Não aprovou cookies click em:
Meio Laboral

Meio Laboral


A adoção de programas de prevenção dos problemas associados aos comportamentos aditivos e dependências e particularmente ao consumo de substâncias psicoativas beneficia as empresas e outras organizações. Sendo a implementação de um programa de prevenção menos onerosa do que os eventuais gastos com o tratamento ou a reparação de danos relacionados com os eventuais comportamentos aditivos. 

Na abordagem ao consumo de substâncias psicoativas nos locais de trabalho, o enfoque tem sido, tradicionalmente, colocado no tratamento e reabilitação dos trabalhadores dependentes. Contudo, a maioria dos trabalhadores não é dependente de substâncias psicoativas, ainda que possam ocorrer consumos nocivos ou intoxicações agudas, por álcool ou por outras substâncias psicoativas. Assim, a prevenção e a intervenção no consumo de substâncias psicoativas em meio laboral devem ser encaradas como um investimento das organizações e não um custo, face às vantagens em termos profissionais, pessoais e familiares dos trabalhadores e empregadores, com potencial reflexo a nível da produtividade e da qualidade de vida no trabalho.

Esta metodologia desenvolve-se através de ações integradas que incluem diagnóstico organizacional, uma vertente formativa e informativa e a articulação com serviços locais de resposta clínica.

Os objetivos estratégicos da intervenção em meio laboral consistem em apoiar os trabalhadores e as empresas na minimização da problemática dos comportamentos aditivos, através da sensibilização para colocar na “agenda” das políticas de segurança e saúde das empresas este tema e na ajuda na elaboração e implementação de medidas efetivas tendentes à redução e controle do problema.