Não aprovou cookies click em:
Videoconferência ICAD abordou Comportamentos Aditivos e Dependências em Meio Universitário

Videoconferência ICAD abordou Comportamentos Aditivos e Dependências em Meio Universitário


29/11/2024

“Comportamentos Aditivos e Dependências em Meio Universitário", foi o tema da videoconferência ICAD, I.P., realizada a 27 de novembro, que contou com 154 participantes.

 

A sessão teve como oradores, Pedro Alcântara, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Elsa Lavado, estaticista da Unidade de Estatística e Investigação do Departamento de Informação, Monitorização e Comunicação do ICAD, I.P.; Fernando Mendes, psicólogo clínico e coordenador da Comunidade Terapêutica Arco Iris, do ICAD, I.P e coordenador do IREFREA Portugal e Carla Rocha, psicóloga clínica, psicoterapeuta, formadora e investigadora. Técnica superior no Centro de Respostas Integradas do Porto Ocidental do ICAD, I.P..

 

Estudo “Saúde e Estilos de Vida no Ensino Superior em Portugal” e programas e estratégias concretas aplicadas ao setor universitário, tais como, “Riscos e Desafios”, programa de desenvolvimento de competências de vida, e intervenções em contexto recreativo, nomeadamente festas académicas, desenvolvido pelo IREFREA, foram os assuntos em foco.

 

João Goulão, presidente do ICAD, I.P. abriu a sessão destacando a correspondência entre a realização de estudos e a produção de conhecimento, e a ciência, a decisão e a ação.  Ao encerrar, salientou o valor da criação de relação que gera confiança, o papel dos mentores universitários e a importância da relação da academia com a prática. Concluiu, manifestando grande esperança na possibilidade de alargamento desta intervenção preventiva.

 

Joaquim Fonseca, coordenador da Unidade de Prevenção e Promoção da Saúde, do Departamento de Intervenção Integrada do ICAD, IP., que teve a seu cargo a moderação, fez o sublinhado de algumas notas, sobre cada uma das intervenções, e deixou em aberto a criação de uma narrativa do programa “Eu e Os Outros”, dedicada ao contexto universitário.

 

Na apresentação do estudo, que envolveu estudantes de universidades, institutos politécnicos e escolas superiores não integradas, foram desenvolvidas, sobretudo, duas dimensões de análise: saúde, e jogo e consumo de substâncias (tabaco, álcool, drogas ilícitas, medicamentos). Os mais jovens, até aos 22 anos, são os mais satisfeitos com os seus estilos de vida; os mais insatisfeitos têm idade entre os 23 e os 29 anos; maior prevalência de consumo de álcool, nos últimos 12 meses antes da entrega do questionário, no sexo feminino, sendo maior no masculino quando o consumo se refere às drogas ilícitas, foram alguns dos dados divulgados.

 

O programa “Riscos e Desafios”, disseminado a diferentes contextos a partir de 2016, começando na zona norte, alargando-se à zona centro em 2022 e à zona sul em 2024. Os técnicos formados situam-se nos 201, sendo 70 do ICAD, I.P..

 

Entre os exemplos de intervenção em contexto recreativo foi referido o projeto “Antes Que Te Queimes”, em que educadores de pares fazem aconselhamento durante as noites de festas académicas. Reduzir os consumos e os consumos abusivos, reduzir os problemas associados aos consumos e treinar os colaboradores em intervenção em casos de catástrofes, são os objetivos deste projeto que, envolvendo jovens universitários e proporcionando-lhes formação e prática, torna-os agentes de prevenção. Um dos ganhos conseguidos é o gerar confiança, através da rotina do projeto, sempre no mesmo local e com o mesmo profissionalismo.

 

O ciclo de videoconferências ICAD, I.P. prosseguirá a 4 de dezembro, com o tema “Fisioterapia: saúde mental e adições”.

 

Assista à videoconferência gravada, AQUI.

1 / 5
imagem21
2 / 5
imagem5
3 / 5
imagem10
4 / 5
imagem16
5 / 5
imagem18

Videoconferência ICAD abordou Comportamentos Aditivos e Dependências em Meio Universitário
Videoconferência ICAD abordou Comportamentos Aditivos e Dependências em Meio Universitário
Videoconferência ICAD abordou Comportamentos Aditivos e Dependências em Meio Universitário
Videoconferência ICAD abordou Comportamentos Aditivos e Dependências em Meio Universitário
Videoconferência ICAD abordou Comportamentos Aditivos e Dependências em Meio Universitário
Voltar à lista de notícias