Videoconferência ICAD - Fisioterapia: saúde mental e adições
O ciclo das videoconferências ICAD, I.P. de 2024 concluiu-se em 4 de dezembro, com o tema “Fisioterapia: saúde mental e adições”. Contou com 110 participantes.
O corpo e a mente, a importância da fisioterapia em condições de saúde mental, o papel do fisioterapeuta e o relevo da sua experiência como contributo para a evidência científica foram o pano de fundo deste evento online que deu a conhecer o livro “Fisioterapia em Saúde Mental – A Experiência Informa a Ciência”.
Os oradores convidados, Ana Isabel Vieira, fisioterapeuta, doutorada em Ciências da Saúde, na especialidade em Reabilitação Neurológica, e docente na Escola Superior de Saúde do Alcoitão; João Casaca, fisioterapeuta, doutorado em Neurociências, docente na Escola Superior de Saúde do Alcoitão e coordenador da primeira Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde Mental; e Leonor Madureira, fisioterapeuta, título de Especialista em Fisioterapia, ICAD, I.P. – Unidade de Desabituação – Centro das Taipas e docente convidada na Escola Superior de Saúde do Alcoitão, abordaram o conteúdo da obra, os fundamentos teóricos e a experiência na UD – Centro das Taipas.
Nas palavras de boas-vindas, João Goulão, presidente do Conselho Diretivo do ICAD, I.P., sublinhou o “trabalho conjunto desenvolvido de construção científica”, tendo realçado a importância da fisioterapia na saúde mental, nas adições e nas dependências. Concluiu, considerando esta obra um contributo extremamente importante para a construção do conhecimento nesta área.
A moderação desta videoconferência foi partilhada entre Graça Vilar, diretora do Departamento de Intervenção Integrada do ICAD, I.P, e António Fernandes Lopes, bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas.
“Fisioterapia em Saúde Mental – A Experiência Informa a
Ciência”, obra publicada em 2024, culmina um caminho iniciado em 2014 com a
produção de linhas orientadoras e tem a autoria de um grupo de trabalho que
incluiu o ICAD, I.P., a Ordem dos Fisioterapeutas e a Escola Superior de Saúde
do Alcoitão – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
No prefácio, assinado por João Goulão, Daniel
Catalán-Matamoros, presidente da International Organization of Physical Therapy
in Mental Health (IOPTMH) - World Physiotherapy, e António Fernandes Lopes,
bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, o presidente do ICAD, I.P. afirma que
esta obra “sublinha a relevância crucial desta intervenção no tratamento dos
comportamentos aditivos e das dependências” e que é “um contributo valioso para
a prática clínica”.
Este livro está disponível no site institucional do ICAD,I.P.
Assista à videoconferência gravada, AQUI.