Não aprovou cookies click em:
Videoconferência abordou CAD e justiça juvenil: jovens internados nos centros educativos

Videoconferência abordou CAD e justiça juvenil: jovens internados nos centros educativos


28/02/2025 - Atualizada

"CAD e justiça juvenil: jovens internados nos centros educativos" foi o tema da primeira videoconferência ICAD, I.P. de 2025, realizada a 24 de fevereiro, que contou com 273 participantes.

 

O evento teve como oradoras convidadas, Ludmila Carapinha, psicóloga e investigadora do ICAD, I.P.; Ana Teresa Ramires, psicóloga, psicóloga clínica no Centro Educativo da Bela Vista, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais; Carla Frazão, assistente social, CRI de Lisboa Ocidental - Polo de Sintra e na Unidade de Prevenção e Promoção da Saúde, do ICAD, I.P.; e Rita Pereira, psicoterapeuta familiar e  Diretora Técnica da Associação Abrigo (Associação Portuguesa de Apoio à Criança).

 

A moderação esteve a cargo de Irene Reis, técnica superior, licenciada em Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental, exercendo funções na Unidade de Referência e Cuidados Integrados do ICAD, I.P.

 

Na abertura, João Goulão e Manuel Cardoso, respetivamente, presidente e vogal do Conselho Diretivo do ICAD, I.P., consideraram o tema interessante e uma área em que importa desenvolver o conhecimento, recordando que este trabalho vem complementar outros estudos que se fazem noutros grupos populacionais, permitindo ter uma caracterização abrangente da realidade dos problemas relacionados com os comportamentos aditivos e dependência. Alcina Correia, Diretora do departamento de investigação, monitorização e comunicação do ICAD e coordenadora da produção das Videoconferências ICAD, referiu que esta videoconferência surge na sequência da recente publicação dos resultados do estudo implementado por investigadoras do ICAD, nos centros educativos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, desenvolvido em estreita articulação com o departamento de justiça juvenil e com os diretores e profissionais dos centros educativos, a quem agradeceu toda a disponibilidade. Igualmente agradeceu aos jovens que participaram no estudo.

Nas palavras de encerramento, João Goulão, referiu a excelência das intervenções e a necessidade de continuar a refletir sobre o tipo de respostas a dar a estes jovens contribuindo, assim, para a transformação da sua perspetiva sobre a vida.

 

A abordagem do tema deste evento, cujo estudo que o suscitou “Comportamentos Aditivos de Jovens Internados em Centros Educativos 2023” está disponível no site do ICAD, I.P., incluiu a apresentação dos principais resultados, tendo em conta questões como a divergência de consumo de substâncias ilícitas entre estes jovens e os restantes jovens, e a perceção de risco deste consumo, por exemplo; a caraterização, funcionamento e objetivos dos Centros Educativos; a experiência de prevenção dos CAD no contexto do titular educativo e no contexto dos contactos de primeira linha; e a intervenção e acompanhamento das famílias com crianças e jovens com CAD: o que está a falhar e o que está a resultar?.

 

O ciclo das videoconferências ICAD, I.P. prosseguirá, dia 11 março, com o tema “Estigma e drogas nas mulheres. Estamos a oferecer respostas sensíveis ao género?”.

 

Veja, ou reveja, esta videoconferência AQUI.

Voltar à lista de notícias