Videoconferência abordou CAD e justiça juvenil: jovens internados nos centros educativos
"CAD e justiça juvenil: jovens internados nos centros educativos" foi o tema da primeira videoconferência ICAD, I.P. de 2025, realizada a 24 de fevereiro, que contou com 273 participantes.
O evento teve como oradoras convidadas, Ludmila Carapinha,
psicóloga e investigadora do ICAD, I.P.; Ana Teresa Ramires, psicóloga,
psicóloga clínica no Centro Educativo da Bela Vista, da Direção-Geral de
Reinserção e Serviços Prisionais; Carla Frazão, assistente social, CRI de
Lisboa Ocidental - Polo de Sintra e na Unidade de Prevenção e Promoção da
Saúde, do ICAD, I.P.; e Rita Pereira, psicoterapeuta familiar e Diretora
Técnica da Associação Abrigo (Associação Portuguesa de Apoio à Criança).
A moderação esteve a cargo de Irene Reis, técnica superior,
licenciada em Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental, exercendo funções na
Unidade de Referência e Cuidados Integrados do ICAD, I.P.
Na abertura, João Goulão e Manuel Cardoso, respetivamente,
presidente e vogal do Conselho Diretivo do ICAD, I.P., consideraram o tema
interessante e uma área em que importa desenvolver o conhecimento, recordando
que este trabalho vem complementar outros estudos que se fazem noutros grupos
populacionais, permitindo ter uma caracterização abrangente da realidade dos
problemas relacionados com os comportamentos aditivos e dependência. Alcina Correia, Diretora do
departamento de investigação, monitorização e comunicação do ICAD e
coordenadora da produção das Videoconferências ICAD, referiu que esta
videoconferência surge na sequência da recente publicação dos resultados do
estudo implementado por investigadoras do ICAD, nos centros educativos da
Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, desenvolvido em estreita
articulação com o departamento de justiça juvenil e com os diretores e
profissionais dos centros educativos, a quem agradeceu toda a disponibilidade.
Igualmente agradeceu aos jovens que participaram no estudo.
Nas palavras de encerramento, João Goulão, referiu a
excelência das intervenções e a necessidade de continuar a refletir sobre o
tipo de respostas a dar a estes jovens contribuindo, assim, para a
transformação da sua perspetiva sobre a vida.
A abordagem do tema deste evento, cujo estudo que o suscitou
“Comportamentos Aditivos de Jovens Internados em Centros Educativos 2023”
está disponível no site do ICAD, I.P., incluiu a apresentação dos principais
resultados, tendo em conta questões como a divergência de consumo de
substâncias ilícitas entre estes jovens e os restantes jovens, e a perceção de
risco deste consumo, por exemplo; a caraterização, funcionamento e objetivos
dos Centros Educativos; a experiência de prevenção dos CAD no contexto do titular
educativo e no contexto dos contactos de primeira linha; e a intervenção e
acompanhamento das famílias com crianças e jovens com CAD: o que está a falhar
e o que está a resultar?.
O ciclo das videoconferências ICAD, I.P. prosseguirá, dia 11
março, com o tema “Estigma e drogas nas mulheres. Estamos a oferecer respostas
sensíveis ao género?”.
Veja, ou reveja, esta videoconferência AQUI.