Não aprovou cookies click em:
Videoconferência ICAD – Videojogos, do lúdico à dependência. Onde está a fronteira?

Videoconferência ICAD – Videojogos, do lúdico à dependência. Onde está a fronteira?


02/05/2025

" Videojogos, do lúdico à dependência. Onde está a fronteira?” foi o tema da videoconferência ICAD, I.P., realizada a 29 de abril, que contou com 267 participantes.

 

O evento teve como oradores convidados, Tiago Sousa, Diretor Geral da Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV); João Faria coordenador do núcleo de intervenção no comportamento online no PIN - Partners in Neuroscience; e Carla Andrade da Equipa de Prevenção do CRI de Lisboa Ocidental, do ICAD. A moderação esteve a cargo de Joaquim Fonseca, coordenador da Unidade de Prevenção e Promoção da Saúde, do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências.

 

Este momento de reflexão sobre videojogos e uso abusivo teve, entre os seus objetivos, melhorar a literacia neste domínio e dar a conhecer as estratégias e os recursos preventivos e de redução de danos de que dispomos. Há preocupações e ética na construção dos jogos? Como não ultrapassar os limites? Que benefícios existem? Que caraterísticas promovem a adição? Como inverter o processo do uso problemático? Qual o papel do controle parental? foram algumas das questões a que se procurou dar resposta.

 

Três perspetivas preencheram esta videoconferência: a da indústria, a da intervenção de instituições privadas e a da prevenção desenvolvida pelo ICAD, I.P. O peso desta indústria na União Europeia, com uma faturação anual de 26 mil milhões de euros e com uma empregabilidade de 120 mil pessoas; um contínuo de riscos e oportunidades, com benefícios cognitivos, comportamentais e emocionais mas, também, com consequências do uso problemático; o equilíbrio entre a superproteção no mundo real e no mundo digital, e importância da prevenção, procurando a resiliência digital e contribuindo para manter o uso lúdico no jogo saudável, evitando avançar para patamares de risco, estiveram entre os pontos focados.

 

Quanto à prevenção para pais foi deixada uma mensagem relacionada com a experiência geracional dos videojogos: “não passem ao lado, mas partilhem a experiência”.

 

A próxima videoconferência ICAD, I.P. subordinada ao tema “Publicidade e jogo a dinheiro”, terá lugar dia 8 de maio, pelas 10h00.


Veja ou reveja Aqui.

Voltar à lista de notícias