Não aprovou cookies click em:
Intervenção do ICAD no festival MEO Kalorama

Intervenção do ICAD no festival MEO Kalorama


10/07/2025 - Atualizada

O ICAD marcou presença no festival MEO Kalorama, que decorreu entre 19 e 21 de junho. A ação reforçou o compromisso do ICAD com a promoção da saúde em contextos recreativos, assente na proximidade, cooperação técnica e respeito pelos direitos humanos.

 

A intervenção, no âmbito da de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) e da Prevenção foi organizada de forma colaborativa por uma equipa de técnicos das Unidades Locais de Intervenção do Ribatejo, Oeste, Lisboa Ocidental, Lisboa Oriental, Península de Setúbal, Taipas e UAL – em articulação com os serviços centrais, Unidade de Promoção e Prevenção da Saúde (Departamento de Intervenção Integrada). A ação contou ainda com a participação de técnicos destas unidades, assegurando a intervenção junto do público ao longo de todo o evento.

 

A presença foi planeada em três vertentes: unidade móvel do ICAD, operação de promoção de venda responsável e exibição de vídeos de sensibilização sobre o álcool.

 

A unidade móvel integrou um conjunto de ações articuladas de RRMD e de promoção da literacia em saúde, com especial enfoque nos contextos de uso de substâncias em ambientes recreativos. 790 pessoas fizeram testes de alcoolémia e foram distribuídos materiais, entre os quais preservativos. Foram contactadas 2898 pessoas, que reportaram feedbacks positivos.

 

No âmbito da operação de promoção de venda responsável realizaram-se briefings/ações de sensibilização junto das equipas dos bares, antes da abertura ao público, num total de 31 abordagens. Decorreu, ao mesmo tempo, a distribuição de 361 autocolantes com a mensagem “EU NÃO VENDO ÁLCOOL A MENORES DE 18 – OBRIGADO”.

 

Durante o evento foram, ainda, exibidos filmes de sensibilização/redução de riscos, relativos ao consumo de álcool, junto ao palco principal.

 

Em articulação com a Operação 18+, desenvolvida pela Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), o ICAD assegurou a formação e briefing inicial dos voluntários que distribuíram fitas de pulso 18+ a quem fez prova de ser maior de 18 anos, facilitando o trabalho dos vendedores dos bares.

Voltar à lista de notícias