Não aprovou cookies click em:
Reunião anual do FNAS

Reunião anual do FNAS


14/05/2024

Teve lugar a 10 de maio, no Palácio Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, a reunião anual do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS), relativa a 2024.


Os trabalhos, que decorreram durante todo o dia contaram, na sessão de abertura, com a participação da vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, que manifestou a alegria e satisfação por acolher este fórum, reafirmando o empenho do município no trabalho relacionado com esta matéria; de Renato Silva, adjunto do gabinete da Secretária de Estado da Saúde que, em sua representação, afirmou o compromisso deste membro do governo com este fórum e esta causa, considerando ser crucial existir capacidade para a resposta aos desafios atuais e para o desenvolvimento de estratégias e intervenções, visando reduzir o consumo de álcool e o seu impacto no individuo e na sociedade; do presidente do FNAS, João Goulão, que destacou o início do novo ciclo do fórum e as evoluções recentes, como a criação e entrada em funcionamento do ICAD, I.P. e o alargamento da abrangência das estruturas da coordenação nacional, e que alertou para os sinais de alarme atuais relacionados com os CAD; e de Manuel Cardoso, secretário-geral do FNAS, que referiu o trabalho conjunto na gestão das políticas relacionadas com as questões do álcool, que completa 16 anos em 2024, tendo realçado a importância do mesmo para os ganhos em saúde que se podem alcançar.


Miguel Telo de Arriaga, chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, da Direção-Geral da Saúde, abordou o desenho do Plano de Ação em Literacia em Saúde e Ciências do Comportamento, que visa dar respostas às cinco maiores causas de mortalidade e morbilidade em Portugal, e a forma como aplicá-lo no contexto do FNAS.


Ludmila Carapinha, investigadora, da Unidade de Estatística e Investigação do ICAD, I.P., apresentou os resultados do Inquérito aos Jovens Participantes no Dia da Defesa Nacional. Este inquérito é um projeto de investigação e monitorização que assenta num inquérito nacional, a todos os jovens de 18 anos, participantes no Dia da Defesa Nacional, realizado todos os anos, desde 2015.


Após o almoço, foram apresentadas as propostas setoriais relativas a possíveis futuros compromissos dos membros deste fórum, no âmbito do IV ciclo do FNAS, tendo em conta as metas existentes no Plano Nacional.


Novas Tecnologias na Saúde em Portugal e Inteligência Artificial foi o tema da apresentação feita por Nuno Costa, vogal executivo do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que permitiu dar uma perspetiva da evolução tecnológica do país, do ponto de vista público.


O Fórum Nacional Álcool e Saúde é uma plataforma em que um conjunto alargado de entidades (da oferta e da procura) aderem a uma carta de compromisso, que concorre para um agregado de objetivos com base nas metas do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências, designadamente, as que dizem respeito ao álcool.

1 / 5