Não aprovou cookies click em:
Intervenção do ICAD, I.P. no festival MEO Kalorama

Intervenção do ICAD, I.P. no festival MEO Kalorama


19/09/2024 - Atualizada

O ICAD, I.P. marcou presença festival MEO Kalorama, que decorreu entre 29 e 31 de agosto.


Acompanhámos as equipas presentes e contamos-lhe como foi.


Entrámos no recinto no início da tarde de dia 29 e a azáfama era visível. Também os técnicos de RRMD e de Prevenção da Unidade Central e dos CRI Ribatejo, Lisboa Ocidental, Península de Setúbal, Oeste, Centro das taipas e Unidade de alcoologia de Lisboa se ocupavam da preparação da intervenção cujo objetivo geral foi o de promover a literacia em saúde e de sensibilizar os “festivaleiros” para as vantagens da adoção de comportamentos de consumo responsáveis, nomeadamente de bebidas alcoólicas.


A presença foi planeada em quatro vertentes: unidade móvel do ICAD, I.P., operação de promoção de venda responsável, formação dos voluntários da operação 18+, e exibição de vídeos de sensibilização sobre o álcool.


Na unidade móvel foram desenvolvidas ações de sensibilização para os consumos responsáveis, 507 pessoas fizeram testes de alcoolémia e foram distribuídos materiais de RRMD, entre os quais preservativos. Foram contactadas 7457 pessoas, que reportaram feedbacks positivos sobre a ação.


No âmbito da operação de promoção de venda responsável realizaram-se briefings/ações de sensibilização junto das equipas dos bares, antes da abertura ao público, num total de 36 abordagens. Decorreu, ao mesmo tempo, a distribuição de 264 crachás com as mensagens “EU NÃO VENDO ÁLCOOL A MENORES DE 18 – OBRIGADO” e “EU NÃO DISPONIBILIZO ÁLCOOL A MENORES DE 18 – OBRIGADO”.


Na opinião dos responsáveis de bares que ouvimos, esta iniciativa foi positiva porque possibilitou uma abordagem diferente aos jovens, facilitou o trabalho, contribuiu para um ambiente saudável e pode prevenir acidentes motivados pelo consumo de álcool.


A operação 18+, da responsabilidade da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), consistiu na circulação pelo recinto de equipas de voluntários brifadas pelo ICAD, I.P., constituídas por jovens, que distribuíram fitas de pulso 18+, que significava ter feito prova de que se era uma pessoa maior de 18 anos, facilitando o trabalho dos vendedores dos bares.


Durante o evento foram, ainda, exibidos filmes de sensibilização/redução de riscos, relativos ao consumo de álcool, junto ao palco principal, visíveis pelos “festivaleiros” que assistiram aos concertos.


Ações realizadas, mensagens divulgadas, pessoas mais empoderadas. Cumprida mais uma missão. Até ao próximo Verão!

1 / 19
20240830_195851(0)
2 / 19
kalorama
3 / 19
kalorama3
4 / 19
kalorama4
5 / 19
kalorama5
6 / 19
kalorama6
7 / 19
kalorama7
8 / 19
kalorama8
9 / 19
kalorama9
10 / 19
kalorama10
11 / 19
kalorama11
12 / 19
kalorama13
13 / 19
kalorama14
14 / 19
kalorrama15
15 / 19
kalorama16
16 / 19
kalorama17
17 / 19
webicad_homepagemultimedia_1320_650.5-recuperado
18 / 19
kalorama19
19 / 19
kalorama2

Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Festival MEO Kalorama
Voltar à lista de notícias