Intervenção do ICAD, I.P. no festival MEO Kalorama
O ICAD, I.P. marcou presença festival MEO Kalorama, que
decorreu entre 29 e 31 de agosto.
Acompanhámos as equipas presentes e contamos-lhe como foi.
Entrámos no recinto no início da tarde de dia 29 e a azáfama
era visível. Também os técnicos de RRMD e de Prevenção da Unidade Central e dos
CRI Ribatejo, Lisboa Ocidental, Península de Setúbal, Oeste, Centro das taipas
e Unidade de alcoologia de Lisboa se ocupavam da preparação da intervenção cujo
objetivo geral foi o de promover a literacia em saúde e de sensibilizar os
“festivaleiros” para as vantagens da adoção de comportamentos de consumo
responsáveis, nomeadamente de bebidas alcoólicas.
A presença foi planeada em quatro vertentes: unidade móvel
do ICAD, I.P., operação de promoção de venda responsável, formação dos
voluntários da operação 18+, e exibição de vídeos de sensibilização sobre o
álcool.
Na unidade móvel foram desenvolvidas ações de sensibilização
para os consumos responsáveis, 507 pessoas fizeram testes de alcoolémia e foram
distribuídos materiais de RRMD, entre os quais preservativos. Foram contactadas
7457 pessoas, que reportaram feedbacks positivos sobre a ação.
No âmbito da operação de promoção de venda responsável
realizaram-se briefings/ações de sensibilização junto das equipas dos bares,
antes da abertura ao público, num total de 36 abordagens. Decorreu, ao mesmo
tempo, a distribuição de 264 crachás com as mensagens “EU NÃO VENDO ÁLCOOL A
MENORES DE 18 – OBRIGADO” e “EU NÃO DISPONIBILIZO ÁLCOOL A MENORES DE 18 –
OBRIGADO”.
Na opinião dos responsáveis de bares que ouvimos, esta
iniciativa foi positiva porque possibilitou uma abordagem diferente aos jovens,
facilitou o trabalho, contribuiu para um ambiente saudável e pode prevenir
acidentes motivados pelo consumo de álcool.
A operação 18+, da responsabilidade da Associação Nacional
de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), consistiu na circulação pelo
recinto de equipas de voluntários brifadas pelo ICAD, I.P., constituídas por
jovens, que distribuíram fitas de pulso 18+, que significava ter feito prova de
que se era uma pessoa maior de 18 anos, facilitando o trabalho dos vendedores
dos bares.
Durante o evento foram, ainda, exibidos filmes de
sensibilização/redução de riscos, relativos ao consumo de álcool, junto ao
palco principal, visíveis pelos “festivaleiros” que assistiram aos concertos.
Ações realizadas, mensagens divulgadas, pessoas mais empoderadas. Cumprida mais uma missão. Até ao próximo Verão!